O que é HPV?

HPV Vírus
Na mulher

HPV é a abreviatura de “human papilomavirus”, o que significa papilomavirus humano também conhecido como virus hpv, hpv virus, condiloma acuminado, verruga genital, genital warts, crista de galo, cavalo, cavalo de crista, couve-flor, jacaré e jacaré de crista. Os HPVs possuem predileção por tecidos de revestimento (pele e mucosas) e provocam na região infectada alterações localizadas que resultam no aparecimento de lesões decorrentes do crescimento celular (células) irregular. Estas lesões são denominadas verrugas ou popularmente conhecidas como “crista de galo”. Podem acometer homens e mulheres em qualquer idade.

Na Mulher
Pênis

Conhecida desde a antiguidade, as infecções genitais pelo HPV chamaram atenção a partir da década de 80, quando se identificou a correlação destas lesões como câncer de colo uterino. Mais de 150 tipos até o momento foram identificados, dos quais apenas 35 tipos podem infectar a região anogenital feminina e masculina.

O HPV é um vírus universal, que não tem preferências, quer seja quanto ao sexo, idade, raça, localização.

Pode se instalar em qualquer região do corpo, bastando haver uma porta de entrada através de micro-abrasões (micro-traumas) da pele ou mucosa. Já se detectou o vírus não só na região genital, mas também extragenital como olho, boca, faringe, vias respiratórias, ânus, reto e uretra. E ainda, sua presença foi encontrada no líquido amniótico (líquido que envolve o feto na vida intra-uterina).

O HPV é um vírus com DNA de dupla hélice, com aproximadamente 8.000 pares de bases nitrogenadas que codificam todas as funções do vírus. A partícula viral tem 55 nanômetros (nm) de diâmetro, sem envelope lipídico.

HISTÓRICO E HPV

Apesar de estar em grande destaque atualmente, essa doença já era conhecida na Antigüidade. Reconhecida inicialmente por Hipócrates (460-377 A.C.), foi depois descrita como verrugas da pele, na Era Romana (Celsus 25 D.C.). Embora houvesse relatos de sua ocorrência na Idade Média, naquela época não existia distinção entre as diversas doenças sexualmente transmissíveis.

SAIBA MAIS

EPIDEMIOLOGIA

A infecção pelo HPV acomete homens, mulheres, adultos e crianças, praticamente na mesma proporção, podendo ser diagnosticada, tratada e acompanhada por vários especialistas como ginecologistas, urologistas, dermatologistas, proctologistas, pediatras, otorrinolaringologistas, infectologistas e psicólogos.

SAIBA MAIS

AUTO TRATAMENTO

É muito frequente as pessoas ficarem desesperadas com a demora no resultado do tratamento proposto pelo medico que está acompanhando ou mesmo ficam sabendo sobre algum medicamento e começam utilizar por conta própria, o que pode trazer problemas sérios.

Saiba mais

CLASSIFICAÇÃO E GENOTIPAGEM

Mais de 35 tipos de HPV infectam a região ano genital nos seres humanos e podem causar desde as clássicas verrugas genitais ou condilomas até lesões displásicas de baixo e alto grau, dos quais cerca de 20 deles estão associados com câncer de colo uterino.

SAIBA MAIS

VERRUGAS

O sintoma mais comum da infecção pelo HPV é a presença de verrugas nos homens, mulheres, adultos e crianças e podem acometer, região genital, anal, oral.

SAIBA MAIS

HPV E LOCAIS DO CORPO ACOMETIDO

A infecção pelo HPV ocorre na pele e mucosa, podendo ser encontrado em sua forma clínica verrucosa nos genitais masculinos (pênis, escroto e períneo) e femininos (vulva, vagina, colo uterino e períneo), na uretra, na região anal.Outros locais são orofaringe, a árvore respiratória, esôfago, abdômen, membros e tronco.

Cada tipo viral apresenta predileção por um determinado local:

SÍNDROME COMUM INCOMUM
VERRUGAS CUTÃNEAS
Verruga Plantar 1 2 e 4
Verruga Comum 2 e 4 1,7,26 e 29
Verruga Plana 3 e 10 27,28 e 29
Epidermodisplasia Verrunciforme 5,8,17,20 e 36 9,12,14,15,19,21,25,38 e 46
TUMORES BENIGNOS DE CABEÇA E PESCOÇO
Papiloma Laríngeo 6 e 11
Papiloma Bucal 6 e 11 2 e 16
Papiloma Conjuntival 11
VERRUGA ANOGENITAL
Condiloma Acuminado 6 e 11 1,2,10,16,30,44 e 45
Neoplasia Cervical Intraeptelial 16 e 18 11,31,33,35,42,43 e 44

HPV E PERIODO DE INCUBAÇÃO

O período de incubação do HPV é variável. Na literatura são encontrados trabalhos relatando períodos de incubação variáveis entre três semanas e oito meses, com média de três meses

HPV INCIDÊNIDA E PREVALENCIA

Os dados estatísticos mais recentes indicam que a incidência desse tipo de infecção vem aumentando em quase todo o mundo, dependendo do método de diagnóstico utilizado e da população avaliada.

Estima-se que 10 a 20% da população adulta sexualmente ativa tenha infecção pelo HPV embora apenas 1% apresente o condiloma clássico e 2% apresente o que chamamos de doença subclínica (diagnosticada somente com a colposcopia)

SAIBA MAIS

HPV E SINTOMAS

Geralmente a infecção pelo HPV não apresenta sintomas. O único sinal indicativo da infecção é a presença de verrugas, pápulas ou manchas, em algum lugar da pele e mucosa

SAIBA MAIS

HPV E SECREÇÕES CORPORAIS

Sabemos que as várias secreções do corpo podem transmitir algumas doenças sexualment transmissíveis, como a saliva, leite materno, urina, suor e etc

SAIBA MAIS

HPV E FATORES DE RISCO

HPV e Pílula Aniconcepcional:

Quanto ao uso de anticoncepcional estudos evidenciam a maior incidência de câncer do colo uterino, porém não da infecção pelo HPV, e HPV e Início Precose da atividade sexual.