HPV e Incidência/Prevalência
Os dados estatísticos mais recentes indicam que a incidência desse tipo de infecção vem aumentando em quase todo o mundo, dependendo do método de diagnóstico utilizado e da população avaliada.
Estima-se que 10 a 20% da população adulta sexualmente ativa tenha infecção pelo HPV embora apenas 1% apresente o condiloma clássico e 2% apresente o que chamamos de doença subclínica (diagnosticada somente com a colposcopia).
Os jovens representam o grupo com o maior número de infectados, chegando a taxas de 46% em mulheres de 20 a 30 anos. Estas taxas decrescem com a idade, 10% em mulheres com 40 anos e 5% em mulheres acima de 55 anos de idade.
A faixa etária de maior acometimento situa-se entre 20 e 40 anos, com o pico de incidência entre 20 e 24 anos, tanto na população feminina como na masculina.
Prevalência de HPV nas diferentes populações
Vários trabalhos, nestes últimos 20 anos, relatam um aumento da infecção pelo HPV. Relacionaremos, em seguida, os trabalhos mais importantes, assumindo que há neles referência à freqüência da infecção do HPV e enfatizando inicialmente o tipo de população selecionada para o estudo.